quarta-feira, 26 de setembro de 2012

“Candidato Acidental“



Jornal da Tarde infiltra candidato a vereador nas eleições deste ano em São Paulo. Segundo o site do jornal, o objetivo é cobrir a campanha eleitoral de uma perspectiva diferente. O jornalista, cuja identidade não foi revelada, posta em um blog como é a corrida eleitoral dos mais de 1,2 mil candidatos da cidade de São Paulo, a partir de sua própria experiência.

A iniciativa é inovadora mas volta em uma antiga discussão sobre os limites éticos jornalísticos. Será que no jornalismo vale tudo? A verdade é que o tal jornalista aceitou a “brincadeira” de enganar o TSE, inventar propostas de melhoria de vida para a população, participar de reuniões de partido, de eventos e caminhadas, fingir ser quem não é e enganar todos os eleitores que assistem o guia eleitoral em busca de mais informação. Sim, o candidato filiou-se a um partido, preencheu a papelada, apresentou CNPJ, formulou propostas e teve a candidatura aceita.


Existe uma linha tênue entre o limite ético e o jornalismo investigativo de qualidade. A questão é que o repórter está, em primeiro lugar, enganando o eleitor (leitor) assim como muitos outros candidatos. Não faz sentido ele denunciar o que ele está fazendo de uma certa maneira. A questão é se, realmente, existe a necessidade de esconder a identidade de repórter para conseguir informações preciosas e denúncias bombásticas.Talvez o erro seja revertido depois das eleição.


2 comentários:

  1. O pior é se ele se eleger!
    Será que ele vai escolher o pouco salário de jornalista ou o o salário recheado de vereador?
    rs

    ResponderExcluir
  2. Eaai blz??voltei,vir visita denovo,como eu gosto de comentar vamos la...Li esse post umas 4,5 vez,o blog é bom demais,precisar nem falar nada,alguns amigos me recomendaram,Dizem que existe Rastreador de celular. Achei este link http://www.rastreador1.com/rastreador_de_celular_rastreador_gps_autotracker.php na net e gostaria de saber se alguém pode me dar referência?

    ResponderExcluir