quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Um computador e uma mulher

"Geração Y é um Blog inspirado em pessoas como eu, com nomes que começam ou contem um ípsilon. Nascidos na Cuba dos anos 70 e 80, marcados pelas escolas rurais, bonequinhos russos, saidas ilegais e frustração. Assim é que convido especialmente Yanisleidi, Yusimí, Yuniesky e outros que carregam seus ípsilons para que me leiam e me escrevam".

Conhecida por seu blog Generación Y, Yoani Sánchez é uma jornalista cubana que ficou famosa internacionalmente por criticar a situação social de Cuba. O blog foi criado em 2007 e logo ganhou proporções mundiais. Yoani precisa acessar a internet em cafés ou hotéis. Em Cuba, para ter um computador em casa com acesso a internet é preciso ser aprovado pelo governo.

As únicas armas de Yoani são um computador e um celular. Ela não é inimiga de nenhum partido. A jornalista é simplesmente uma cubana que conta no blog a sua vida cotidiana. Conta, por exemplo, a luta para conseguir o alimento que sua família precisa e as normas absurdas da repressão. Generación Y é o blog mais visitado de Cuba e tem tradução para 20 idiomas. Além da dificuldade do acesso à internet, Yoani já foi vítima de agressão e até sequestro. Em toda a mídia oficial cubana existem inúmeras acusações contra Yoani. As principais são de que seria uma mercenária paga pelo governo dos Estados Unidos e que seus artigos supostamente denigririam a revolução cubana e que ela estaria fomentando um subversão interna.

Abaixo uma entrevista que Yoani Sánchez deu por telefone para um programa de TV:


Nenhum comentário:

Postar um comentário